Agora eu sou a mãe da minha mãe!

Não! Por favor. A Mãe é ela, continua ela e sempre será ela!

Não é porque a Mãe está idosa necessitando de cuidados que você vira mãe da mãe. Você continua filho cuidando da sua mãe na sua condição de filho.

A Constelação fala das Leis do amor e uma delas é a Lei da Hierarquia, ou seja, quem vem primeiro tem precedência sobre quem vem depois. No caso, a mãe veio primeiro, há que se respeitar esta ordem, porque quando nos colocamos no lugar que não é nosso, no de mãe da mãe por exemplo, estamos infringindo esta lei e vai gerar emaranhamentos.

Cuidar de Mãe idosa é olhar para este momento e aceitar que assim é. Quando a gente teima em querer aquela Mãe que ela era, lúcida, cheia de vida, alegre, falante e ela não está mais assim, não estamos aceitando a realidade como ela é. E isso traz dor.

Olhar para a Mãe idosa, com as suas questões de saúde e ver a Mãe da infância não dá certo, filho se perde mesmo. Talvez chegou a hora de você crescer, tomar a sua parte criança que ficou ali e olhar pro adulto forte, bonito e corajoso que você se tornou.

Se a Mãe vai estar sob os cuidados de cuidadora em sua própria casa, na sua ou num lar de idosos, o importante é estar recebendo cuidados, atenção, respeito e amor quer tenha sido assim com você na infância quer não.

Filho se coloca no seu lugar de filho, agradece, honra e segue aceitando o que a mãe pôde e não pôde fazer, antes e agora na fase senil.