“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”. Henry Ford
Crença é tudo aquilo que você ouviu, viu, viveu e percebeu como verdade. É o entendimento de que algo é verdadeiro, segundo a sua realidade.
Existem as crenças positivas e as limitantes, nós possuímos centenas delas. As limitantes, como o próprio nome diz, são as que causam travas, bloqueios e limitações em nossos comportamentos, na nossa autoconfiança, autoestima e nos relacionamentos em geral.
As crenças podem ser herdadas dos pais, avós e ancestrais, ou grande parte, adquiridas principalmente durante a gestação até os 7 anos de idade aproximadamente.
Situações, afirmações, comportamentos que foram vivenciados nesse período de vida, são responsáveis por criar as crenças limitantes. As crenças limitantes conduzem os seus comportamentos sem que você saiba, pois estão armazenadas no seu subconsciente.
Você sabia que o inconsciente controla noventa e cinco por cento do que fazemos? A conclusão estatística tem como base o estudo realizado por sete dos maiores experts do mundo em cérebro e cognição. Os especialistas são das Universidades de Oxford, Montreal, Columbia e Londres.
Sendo assim, apenas 5% do que você faz é consciente.
Por esse motivo, muitas vezes você deseja algo e pensa que é capaz de conquistá-lo, mas inconscientemente existem crenças que dizem o contrário.
Por exemplo: Você sonha e deseja um relacionamento feliz e saudável, porém durante a sua infância, você presenciou relacionamentos infelizes, abusivos ou com traições (dos seus pais, avós ou tios). Logo, você registrou que não é possível vivenciar um relacionamento feliz, e por isso tem dificuldade em vivê-lo.
Você trabalha bastante para prosperar financeiramente, e sabe conscientemente que isso é possível, porém, os seus pais ou avós também trabalharam muito e não conseguiram, logo, inconscientemente você acredita que a prosperidade financeira não pertence à sua família.
Faça reflexões diárias sobre as áreas da sua vida.
Como está a sua saúde, o seu trabalho, seus relacionamentos, sua prosperidade financeira?
O que você acredita sobre cada uma dessas áreas? Quais os pensamentos negativos vêm à sua mente?
Alguns exemplos de crenças limitantes:
- “Eu não sou bom o suficiente”: Essa crença pode levar à autossabotagem e à falta de confiança para buscar oportunidades.
- “Não mereço ser feliz”: Essa crença pode levar a uma busca constante de auto-sabotagem e evitar relacionamentos ou situações positivas.
- “O sucesso é para os outros, não para mim”: Essa crença pode impedir que você se esforce em direção aos seus objetivos e desista facilmente.
- “Não posso mudar”: Essa crença pode dificultar a busca por mudanças positivas em sua vida e a adoção de novos hábitos.
- “Não tenho sorte”: Essa crença pode influenciar sua percepção sobre eventos e situações, impedindo-o de buscar oportunidades.
- “Dinheiro é a raiz de todo mal”: Essa crença pode criar uma mentalidade de escassez e limitar suas ambições financeiras.
- “Não sou criativo”: Essa crença pode impedir que você explore sua criatividade e desenvolva novas habilidades.
- “Ninguém se importa com o que eu penso”: Essa crença pode dificultar a expressão de suas opiniões e ideias.
- “Não posso confiar em ninguém”: Essa crença pode prejudicar seus relacionamentos e levar a um isolamento emocional.
- “Não posso fazer nada sobre minha situação”: Essa crença pode fazer com que você se sinta impotente diante dos desafios, impedindo a busca de soluções.
A identificação e a superação de crenças limitantes podem ser um passo importante para alcançar seus objetivos e desenvolver uma mentalidade mais positiva. Isso envolve a autoconsciência para reconhecer essas crenças, questioná-las, e substituí-las por crenças mais construtivas e capacitadoras. Ter um mindset positivo e um senso de autoestima saudável pode ajudar a desafiar essas crenças e permitir que você alcance seu verdadeiro potencial.
A nossa realidade é criada de acordo com o nosso sistema de crenças, pois tudo aquilo que você acredita se torna realidade para você. Somos um campo de energia que emana e atrai exatamente o que tem em si. Vivendo no automático, a tendência é de criarmos situações que reforcem as nossas crenças, e se não tomarmos consciência desse processo, teremos dificuldade em desconstruí-las e viver uma vida mais leve e feliz.
Então, essa é a boa notícia. É possível modificar suas crenças, para isso se disponha a viver uma jornada de autoconhecimento e expansão de consciência. Na medida em que você toma conhecimento das crenças que limitam a sua confiança e o que você pode realizar, você pode desconstruí-las e substituir por crenças positivas, que o ajudarão a criar uma realidade melhor para sua vida.
Boa jornada!