O Poeta Rilke escreveu: “Ter amor, de uma pessoa por outra, talvez seja a coisa mais difícil que nos foi dada, a mais extrema, a derradeira prova e provação, o trabalho para o qual qualquer outro trabalho é apenas uma preparação.”

Há algumas dinâmicas familiares ocultas que dificultam o amor fluir nos relacionamentos. Vejamos algumas delas nesta Parte 1.

1- Você teve um relacionamento difícil com a sua Mãe. Essa pendência com ela possivelmente se repetirá com a sua parceria.

2- Você rejeita, julga ou culpa um dos genitores. Isso continua habitando inconscientemente em você. Você pode então projetar reclamações em sua parceria ou atrair parceria com características semelhantes.

3- Você se funde aos sentimentos de um de seus Pais quando um deles tem sentimentos negativos em relação ao outro. Sentimentos de descontentamento conjugal podem ser transmitidos entre gerações.

4- Seus Pais se separaram. É possível que você também abandone seu relacionamento quando você atinge a idade deles na época da separação, quando mantém a relação pelo mesmo tempo ou quando o filho atinge a idade que você tinha quando seus Pais se separaram.

5- Seu Pai ou avô rejeitou uma ex-parceira. Você como filho ou neto pode expiar essa rejeição ao ficar sozinho, pode sentir que não é bom o suficiente assim como a mulher não boa o suficiente para seu Pai ou avô.